quinta-feira, 29 de maio de 2014

As indestrutíveis Jaquetas de Couro

Falar de jaquetas de couro , couro ecológico, ou ainda couro fake, tanto faz, é uma tarefa muito prazerosa pra nós do Moda e Fit.
Cada modelo tem sua particularidade e conta um pouco da sua história.
O que hoje é tendência, ou virou um clássico , antes era sinônimo de rebeldia, e até uma forma de proteção. 
Antes de mais nada vamos contar um pouco da história da Jaqueta Perfecto....

Tudo começou...





A Perfecto foi criada por Irving Schott, que se uniu ao irmão Jack. 
Irving e Jack, filhos de imigrantes russos, abriram em 1913 sua empresa no East Broadway, em Manhattan (NY), fabricando peças impermeáveis, que protegiam do vento e da chuva. Em 1925, a Schott Bros. introduz blusões com feche éclair (zíper), no lugar de botões, e em 1930 passou a vender jaquetas de couro para os pilotos da Força Aérea Americana. 
Ainda em 1930 a Harley Davidson comprou alguns modelos dos irmãos Schott e começou a distribuir para os motoqueiros da época.



Quando em 1954, Marlon Brando surge em Selvagens da Motocicleta em uma moto vestindo a jaqueta preta de couro Perfecto, ela imediatamente torna-se um implacável sinônimo de rebeldia. E até hoje esta imagem permanece eterna, seu estilo inconfundível. Um clássico, uma lenda.



Em 1980 voltou a fazer sucesso com os punks londrinos... 
Madonna no filme Quem é Essa Garota? e por George Michael, que literalmente incendiou a sua Perfecto no clipe Freedom, em alusão a sua liberdade em se assumir homossexualidade a partir daquele momento. Estrelado pela cantora pop australiana Olivia Newton-John e pelo astro ítalo-americano.

.



A Perfecto volta a aparecer como coadjuvante alguns anos depois no filme Top Gun lançando nada mais nada menos do que Tom Cruise.
E ainda nos dias de hoje é a peça mais utilizada por muitas pessoas do mundo todo. A Jaqueta Perfecto , simboliza sem dúvida a moda das ruas, graças é claro aos irmãos Schott , a Harley Davidson e ao movimento Bikers, pelo estilo impar de se vestir, e sua "bad atittude".
Importante ressaltar que depois da jaqueta perfecto , muitos modelos aparecem, e com nomes diferentes como; o modelo biker, o modelo bomber, ou ainda o rocker... Mas nenhuma deve ser confundida com a modelo perfecto.
A perfecto é um modelo registrado e apesar de chamarmos perfecto uma jaqueta feita por outra marca, o termo virou um sinônimo.
As jaquetas bikers são aquelas curtinhas que podem surgir em diferentes versões: com golas grandes, sem lapelas, com ziper, cinto, punho de malha, etc. E não podem ser chamadas de perfecto.
Sinceramente nós do Moda e Fit esperamos que este ícone nunca desapareça, pois definitivamente vestir um modelo desses não é somente ter uma peça da moda, é uma questão de atitude realmente, que nos remete a um passado de experiências tão fortes , vividas primeiramente por pessoas que passaram por momentos difíceis na Segunda Guerra Mundial, e que precisam de peças que lhe dessem a devida proteção, e depois com os Bikers e sua subcultura motorizada.
Graças a essas pessoas podemos hoje vestir uma peça inconfundível, ou melhor : Indestrutível!
E que assim para todo o sempre seja....



Nenhum comentário:

Postar um comentário