quinta-feira, 26 de junho de 2014

Agachamento : O Pai dos Exercícios





Agachamento: Ou você ama, ou você odeia.

Que agachar não é a preferência de muitas pessoas isso já sabemos. Talvez por receio de lesar o joelho, ou por estar despreparado(a) em relação a lombar , ou ainda pela falta de um bom desenvolvimento abdominal e de membros superiores que vão acabar auxiliando num contexto geral.
Porém não se pode negar que os benefícios do exercício são absurdamente notáveis.
O agachamento te prepara pra uma infinidade de exercícios que você nem imagina, e outros exercícios servem como estabilizadores , que em consequência do treinamento continuo vão auxiliar e muito no seu agachamento.
Existem alguns tipos de agachamento, e hoje vamos explicar direitinho como cada um funciona:


Agachamento na bola



O Agachamento Plié com auxílio da Bola. Posicione-se com a bola na parte inferior (região lombar) das suas costas contra a parece. Faça o movimento com a mesma postura e cuidados do Agachamento Sumô. Os pés também ficam posicionados com o calcanhar para dentro e ponta dos pés para fora. Movimentos com os pés nessa posição deixam como alvo a região interna da perna. Os braços cruzados na frente do corpo ajudam a manter a postura correta durante a execução do exercício. Excelente para iniciantes, ou pessoas que estejam paradas sem atividade física e querem voltar a treinar.


Agachamento Sumô

Além de atingir o quadríceps, este exercício também recrutará grande parte dos músculos internos das coxas, devido ao ângulo maior das pernas durante a execução. Com um peso suportável você vai agachando com as pernas bem afastadas e as pontas dos pés pra fora. É um exercício muito confortável e permite você agachar bastante.


Agachamento no Smith

Apoie a barra no seu trapézio, e com os pés afastados na largura dos ombros e com a coluna reta vá agachando devagar até sentir que esteja numa posição parecida com a posição de sentar numa cadeira e retorne a posição quase em pé. Faça a execução devagar e com pouca carga no começo, se preferir sem carga nenhuma, apenas para sentir bem o objetivo do exercício. Aos poucos vá adicionando carga até pegar bem o jeitinho.





Agachamento no Hack

O agachamento hack é uma técnica um pouco mais avançada. Você terá que segurar a barra atrás das pernas. Conforme você abaixa a barra, o corpo tende a se inclinar para frente para compensar o peso da barra, olhe sempre para frente mantendo o queixo “paralelo” ao chão, desta forma a coluna ficará reta durante o exercício.


Agachamento Frontal

O agachamento frontal envolve colocar a barra em frente aos ombros. Para segurar a barra nesta posição é necessário apoiar os antebraços em cima da barra formando um X(xis) e elevar os cotovelos. Desta forma o tronco fica quase na vertical durante a execução do exercício. Esse tipo de agachamento exige mais técnica, faça somente com seu instrutor por perto e no começo não coloque muita carga.



Agachamento Livre : esse é o cara.

Primeiramente, posicione a barra em cima do seu trapézio, não na nuca como alguns usam.
 Abra suas pernas na largura dos ombros e mantenha os joelhos apontados para frente e também a frente do seu quadril. Aponte seu pés levemente para fora para dar ênfase na parte interna da coxa, e seu quadril sempre alinhado com seus ombros e com a barra. Se possível para maior segurança da mesma use um cinto protetor. Resumindo de forma que seja melhor visualizado, é como se você fosse sentar – se em uma cadeira, mas o grande Up é descer além dos usuais 90º, de forma que seu bumbum quase toque o chão. Uma dica é executar a forma excêntrica ou negativa do movimento de forma bem lenta e controlada, nunca feche seus joelhos a ponto de tocá – los, na pior das hipótese abra – os. E a forma concêntrica pode ser feita também de forma controlada como de forma explosiva, porém sem esticar totalmente a perna no final do movimento e, parando o mínimo possível neste para que você não descanse durante a execução do exercício.




Dica Moda e Fit se você não tiver problemas ou lesões:  Fecha a cara e agache.











Nenhum comentário:

Postar um comentário