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sexta-feira, 4 de julho de 2014

Somos o que comemos - parte 3 - Vitaminas e Minerais




Vitaminas
  • Favorecem o crescimento;
  • contribuem para manter a agilidade mental e a saúde de muitos órgãos;
  • reforçam as defesas imunológicas. 
As vitaminas C,E e A na forma de betacaroteno, além do selênio, um mineral, possuem os famosos antioxidantes que neutralizam os radicais livres que se formam no interior do nosso corpo após os processos metabólicos normais ou como reação a toxinas externas (fumaça de cigarro, agentes contaminadores). Acredita-se que essas vitaminas retardam o envelhecimento e o risco de doenças cardíacas. 
Em particular a vitamina C, presente nos cítricos, pimentões, brócolis e na couve-de-bruxelas, fortalece os ossos e cartilagens e melhora a pele.
A vitamina D está estreitamente vinculada ao processo de formação dos ossos e sua principal fonte é a luz solar.
A vitamina E, presente em avelãs, gérmen de trigo, ovos e óleos vegetais prensados a frio, reduz o risco de arteriosclerose e, portanto, de doenças cardiovasculares. A vitamina A é produzida a partir de seus precursores, os carotenoides, que são encontrados em hortaliças vermelhas, amarelas, laranjas e folhas verdes. 
O ácido fólico (vitamina B9) está presente em feijões, ervilhas, hortaliças de folhas verdes, laranjas, bananas e fígado, é necessário para a formação de glóbulos vermelhos. Em estados carenciais produz anemia e astenia. 
A vitamina B12 também auxilia na formação de glóbulos vermelhos, é encontrada na carne, em produtos lácteos, fígado e peixe. A carência de vitaminas do grupo B pode produzir alterações de humor (depressão e irritabilidade) e dificuldades de concentração.

Minerais

Cálcio- é muito necessário devido ao seu papel desempenhado no organismo: participa na construção dos ossos e é utilizado para manter o equilíbrio do PH sanguíneo. É importante armazená-lo nos ossos até os 30 anos. Está presente em abundância nas hortaliças de folhas verdes escuras, brócolis, nabo, gergelim e cereais integrais como cevada, aveia, centeio, arroz, soja, trigo.

Ferro - A falta de ferro pode gerar anemia, com sintomas como, palidez, fadiga e astenia. Ele é encontrado em hortaliças de folhas verdes, açaí, grão-de-bico, salsa, fígado, carne vermelha, uvas-passas, melado de cana entre outros. A vitamina C facilita a melhor absorção do ferro pelo organismo.

Boro - É um mineral presente em  quantidades significativas nas frutas e verduras e tem a capacidade de aumentar  a produção de estrogênios e de fixar o cálcio nos ossos. Pode ser muito útil na pré-menopausa. Há uma extensa lista de alimentos que contém boro, veja alguns: pêssego, figo, banana, caqui, mamão, manga, frutas cítricas, abacate, morango, maçã, pera, uva, melancia, aipo, feijão. Um beijo e boas refeições cheias de vitaminas à todos!

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